(67) 3029.8464

22 de Abril de 2013

Moqueca de Namorado à Atafona

Sei que todo mundo conhece a Moqueca à Capixaba ou Moqueca à Baiana, mas vocês sabem qual é a diferença entre elas? Vou explicar: elas se diferenciam principalmente na escolha dos ingredientes. Em linhas gerais, a capixaba é mais leve que a baiana, já que não leva leite de coco nem azeite de dendê, ingredientes típicos da moqueca baiana. Também diferenciam na escolha do peixe, mas acho que essa não é uma questão definitiva..
 
Enfim, apelidei a minha de Moqueca à Atafona, já que é o nome do lugar onde estive com a família na semana de carnaval e onde fiz minha moqueca. Não segui nenhuma receita específica, fiz tudo de olho, mas acho que está mais parecida com a baiana do que com a capixaba. Só posso dizer que ficou SENSACIONAL! Acho uma delícia cozinhar em panela de barro, acredito que o gosto e o cheiro ficam diferentes quando fazemos assim, mas certamente ficará muito bom se fizer na sua panela comum de casa. Servi com um pirão e arroz branco, sem grandes firulas, afinal a estrela era a moqueca, não é mesmo?
Receita de Moqueca de Namorado à Atafona
 
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 8 porções
 
Ingredientes
 
• 2 1/2 kg de namorado em posta  (ou outro peixe de carne branca e consistência firme)
• 1 kg de camarão médio já limpo
• Suco de 2 limões
• 5 dentes de alho amassados
• 3 cebolas grandes
• 6 tomates grandes maduros
• 3 pimentões grandes
• 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
• 1/2 maço de coentro
• 1 colher (sopa) de coloral
• 400 ml de leite de coco
• Azeite de oliva e sal a gosto
 
Modo de preparo
 
- Separe as postas do peixe e “lave” com suco de limão. A ideia é a seguinte: passe o suco de limão puro por todas as postas, deixe ficar por uns 5 minutos e depois retire totalmente o suco da travessa, para que o gosto não fique forte na moqueca. Feito isso, tempere cada uma das postas com alho amassado e sal. Reserve.
 
- Corte todos os ingredientes: as cebolas, tomates e pimentões em meia lua (meia rodela). Não é preciso picar muito pequeno, pois a ideia é que esses ingredientes apareçam na moqueca, e não se dissolvam com o calor. Reserve.
 
- Limpe todos os camarões, tirando cauda, cabeça, casca e, se for seu hábito (como é o meu), aquela “tripinha” que fica na parte superior e inferior de cada camarão. Depois de limpos, tempere com um pouco de alho amassado e sal. Reserve.
 
- Aqueça a panela de barro (que já deve ter sido queimada no óleo, caso seja nova, conforme instruções do fabricante). Faça uma “cama” dos legumes picados, colocando metade da cebola, do pimentão e do tomate no fundo da panela. Acrescente metade do coentro e metade do coloral. Regue com um pouco de azeite comum e de azeite de dendê. Distribua as postas de peixe sobre essa “cama”. Coloque o restante dos ingredientes, na mesma ordem: cebola, pimentão, tomate, coentro, coloral, azeite e azeite de dendê. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por uns 10 minutos.
 
- Depois de 10 minutos ele já deve ter liberado bastante água e o peixe estará quase cozido. Acrescente o camarão e tampe a panela novamente, cozinhando por mais 8 minutos. Não tente mexer nos ingredientes dentro da panela para não quebrar as postas dos peixes! – Nessa hora você pode retirar, delicadamente, com uma conchinha uma parte do líquido que se soltou para fazer o seu pirão. – Acrescente o leite de coco. Tampe a panela novamente e deixe cozinhar por mais 5 ou 7 minutos (enquanto isso faça o pirão). Desligue o fogo, prove o sal e sirva!
 
Bom apetite!
 
Vivian Luiz Coco
Temperaria - Criando na Cozinha
Voltar
  • Compartilhe
  • Compartilhar

Instagram

Facebook