(67) 3029.8464

03 de Janeiro de 2013

A Doçura do Verão

O verão é um período de calor, férias, viagens, praia… e sobremesas, por que não?! Os meses quentes guardam delícias muito especiais e até inusitadas. O calor combina com frutas, sorvete, baunilha, menta, chantili. Usar ingredientes coloridos e frescos garante um visual bonito e atrativo para sua sobremesa.
 
Apesar do verão ser a época em que as pessoas menos tem vontade de comer chocolate, ele continua sendo um dos doces mais apreciados e viciantes que existem. Por ser um alimento calórico e quente, o chocolate é muitas vezes associado ao inverno, onde já imaginamos lindas barras, cremes e fondues quentinhos. No calor, o chocolate tende a ficar mais enjoativo e derreter com facilidade. Mas para os chocólatras de plantão, existem sobremesas que aproveitam e até incrementam o sabor do doce feito de cacau. Combinações em que a doçura do chocolate pode ser misturada com algum ingrediente gelado e azedinho, como uma torta de mousse de limão com chocolate, darão um par diferente e delicioso.
 
Se você prefere apreciar sobremesas originais e surpreendentes, que tal uma com aceto balsâmico? Pois é, ele não serve apenas para ser colocado na salada. Seu gosto peculiar de uvas maturadas, mel e especiarias, com o azedo especial do aceto, garantem um toque fresco e exótico à sobremesa. Fatias de pera distribuídas em volta de pedaços pequenos de queijo grana padano, molhadas com gotinhas do aceto, vão conferir um ar italiano e criativo no seu cardápio. Ele também pode ser usado com sorvetes de figo, frutas flambadas ou até uma taça com morangos e ricota. O creme de aceto balsâmico, uma mistura mais consistente, pode ser encontrado com sabores e cores diferentes. Há, por exemplo, o aceto branco, de uvas verdes, ou o aceto de frutas do bosque, ideal para comer com pudins e tortas.
 
As frutas são as principais personagens das sobremesas do verão. É uma estação com diversidade abundante e preços baixos, pois muitas frutas estão em sua fase de colheita. O gosto refrescante, o sabor cítrico e a grande quantidade de água que algumas frutas possuem justificam a presença delas em seus pratos de verão. É a época dos figos, mangas, uvas e maracujás. Também é época de cajus e nectarinas, com seus sabores característicos. Abacaxis e melancias estão em alta e trazem frescor e hidratação, além de ficarem deliciosos com folhas de hortelã.
 
Algumas frutas, apesar de não estarem em sua melhor época, também podem ser aproveitadas nas sobremesas, como os morangos e kiwis. Mousses, tortas, manjares ou saladas de frutas são perfeitos para a estação.  Sem contar no creme de açaí e cupuaçu, geladinhos e nutritivos. Coberturas ou essências de menta também ficam ótimas com os sabores das frutas.
 
Para quem quer conquistar ou preservar a boa forma para o verão e o carnaval, não se preocupe. Pode abusar de combinações com frutas, pois a maioria possui baixo nível calórico, com exceção do abacate, do coco e do açaí. Sobremesas que misturam frutas com gelatina ficam deliciosas e bem lights. E que tal um frozen yogurt? Uma sobremesa bem geladinha, sem gorduras, de baixa caloria e tão gostoso quanto qualquer sorvete.
 
E se você aprecia uma sobremesa após um almoço especial ou jantar romântico, seja na praia, num restaurante ou até na varanda quente e arejada, os doces de verão ficam ótimos com vinhos brancos, rosés e até tintos leves, com sabores frutados ou mentolados, que acompanham a refrescância das sobremesas. Aproveite!
 
Receita de Frozen Yogurt de Amora
 
Ingredientes:
• 2 colheres (sopa) de gelatina em pó sabor frutas vermelhas
• 1 e 1/2 xícara (chá) de água
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 1 polpa de amora congelada
• 2 claras
• 2 potes (200 g cada) de iogurte natural
• 1 xícara (chá) de geleia de amora
 
- Modo de preparo
 
Polvilhe a gelatina sobre 1/2 da xícara (chá) da água e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo para dissolver, sem deixar ferver, e reserve. Dissolva o açúcar no restante da água, junte a polpa de amora, já descongelada e leve ao fogo baixo, sem mexer, por 12 minutos ou até formar uma calda em ponto de fio. Na batedeira, bata as claras em ponto de neve e adicione a calda quente, batendo até obter um marshmallow. Despeje a gelatina dissolvida e bata por mais 1 minuto. Misture delicadamente o iogurte, despeje em uma vasilha com tampa e leve ao congelador por 3 horas. Sirva com a geleia de amora.
 
Sonoma, Revista Lunna
Voltar
  • Compartilhe
  • Compartilhar

Instagram

Facebook